terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ciclismo: Volta ao Alentejo não terá edição em 2010

Numa notícia avançada hoje pela rádio Voz da Planície, através de uma peça assinada pelo jornalista especialista em ciclismo - Teixeira Correira, a Volta ao Alentejo em Bicicleta não terá edição neste ano de 2010. Com os créditos devidos à RVP, deixamos o essencial da notícia:

A Volta ao Alentejo em Bicicleta de 2010, não se vai disputar. A decisão foi tomada pela Associação de Municípios do Distrito de Évora, entidade organizadora. Desaparece “um mito” do ciclismo Mundial. Miguel Indurain venceu em 1996.
Uma decisão política, assumida ontem à noite pela Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE), entidade organizadora da Volta ao Alentejo em Bicicleta, está na origem da suspensão da corrida em 2010, a pouco mais de dois meses da 28ª edição ir para a estrada entre 7 e 11 de Abril.
Há muito que era conhecida “a aversão” de alguns autarcas do PS, à continuidade da corrida, face aos encargos que a mesma tinha para a associação, e que a alteração política registada nas autárquicas de Outubro de 2009, deixava antever como sendo “um dado adquirido”.
Se nos tempos de Alfredo Barroso, os custos estiveram “controlados”, nos últimos quatro anos, os encargos com a corrida “dispararam vertiginosamente”, tendo em 2007, com as comemorações do 25º aniversário a “Alentejana” custado mais de 340 mil euros.
Com despesas superiores aos 300 mil euros, as receitas ficavam “muito abaixo” das necessidades, tendo o “descalabro financeiro” sido registado em 2008, quando a AMDE só conseguiu um encaixe de 94.200 euros.
Não contabilizando a celebração das “Bodas de Prata”, a edição do ano passado foi a que custou mais dinheiro aos cofres da organização, que teve um saldo negativo superior a 209 mil euros.
Estes números são justificados pela anterior equipa de gestão da associação de municípios face à assunção da “incapacidade de gerar receitas, através da publicidade e comparticipação dos municípios e outras entidades da região”.
Com o fim da Volta ao Alentejo, desaparece uma das mais carismáticas corridas velocipédicas, sendo esta a única prova no mundo, de categoria internacional, em que nenhum corredor conseguiu repetir vitória, nem o celebre Miguel Indurain, que triunfou em 1996. A “Alentejana” era a única corrida no Globo terrestre, que teve “tantos vencedores como edições disputadas”, vinte e sete.
A Volta ao Alentejo em Bicicleta, com a categoria 2.1, a máxima das corridas em Portugal, era uma das seis provas lusas incluídas no calendário da União Ciclista Internacional (UCI) para a presente temporada.


Para ler a notícia na integra através da sua fonte original, clique aqui e será direccionado para o site oficial da RVP.

Informação partilhada. Chegue mais Longe...

Envie notícias de actividades desportivas. Ajude-nos a informar. Conte Connosco. Contamos Consigo. Utilize o E-mail: mirobrigadesporto@gmail.com