terça-feira, 6 de abril de 2010

Natação: Atletas do CNLA decisivos nas Selecções Nacionais

Do gabinete de comunicação do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA), recebemos o seguinte press- release:

Os dias 27 e 28 de Março de 2010 ficam na História do CNLA. Pela primeira vez, dois nadadores e o técnico principal do clube estiveram em simultâneo a representar as cores do nosso País. Os epicentros da acção foram em Portugal (Coimbra) e Polónia (Gorzow Wielkopolski), onde Paulo Janeiro e Gustavo Santa (acompanhado pelo técnico João Mendes) estiveram respectivamente em representação das Selecções Nacionais no Multinations Youth e Multinations Júnior. E bem se pode dizer que os atletas do CNLA foram decisivos nas excelentes prestações colectivas obtidas.

MULTINATIONS YOUTH MEET - Coimbra (50m), Portugal
Pela primeira vez nestas "andanças", Paulo Janeiro esteve muito bem ao serviço da Selecção Nacional Pré-Júnior. O Juvenil-A melhorou quase todas as suas marcas e voltou de Coimbra com duas medalhas ao peito (prata e bronze), sendo muito importante no bom 3º lugar colectivo obtido pelo conjunto português. No primeiro dia, o atleta melhorou mais de 5 segundos o seu tempo nos 400 Livres, prova que nadou "extra-competição", concluindo a prova em 4:09,44. Ainda nesse dia, Paulo Janeiro abriu a estafeta de 4x200 Livres em 1:57.34, com a o quarteto luso a terminar num excelente 2º lugar (7:53,73) e obtendo a consequente medalha de prata. Já no 2º dia de provas, na parte da manhã, o campeão nacional do CNLA nadou os 1500 Livres (16:56,06) também "extra-competição" e guardou o melhor para a tarde, para os 200 Livres (3º lugar, medalha de bronze - 1:56,98), com um tempo que fica a escassos 18 centésimos de segundo do mínimo para ingressar no Plano de Alto Rendimento da FPN. O saldo final da primeira participação de Paulo Janeiro pela equipa lusa (1 prata e 1 bronze) foi muito positivo e abre boas perspectivas para a época de Verão.

MULTINATIONS JUNIOR MEET - Gorzow Wielkopolski (50m), Polónia
Já mais "batido" nas lides internacionais, Gustavo Santa enfrentava esta competição com ambições fortes, que passavam pela obtenção de lugares de pódio e de mínimos para o Campeonato da Europa de Juniores. Mesmo não estando no seu melhor momento de forma, o atleta alcançou, ainda assim, um belo conjunto de resultados e ajudou Portugal a conquistar um excelente 2º lugar do pódio no domínio colectivo. No 1º dia (manhã), Gustavo Santa foi 5º nos 100 Livres (53,27) e fez o último percurso da estafeta de 4x100 Estilos (Livres - 53,11), contribuindo para o bom 2º lugar/medalha de prata da Selecção Nacional. À tarde, com 1:54,98 no 1º percurso da estafeta de 4x200 Livres, o júnior de 1º ano ajudou a equipa portuguesa a chegar ao 3º lugar do pódio/medalha de bronze (7:46,12). No 2º dia, o atleta nadou os 1500 Livres em 15:53.81, conquistando o 3º lugar/medalha de bronze. Mas mais importante que isso foi a obtenção de mínimos para o Campeonato da Europa de Juniores (Helsínquia, Finlândia, 14 a 18 de Julho) e do estatuto de "Esperança Olímpica". Relembre-se que Gustavo Santa já tinha nadado abaixo destes mínimos por duas vezes, mas não tinham sido válidos por não se tratar de uma competição prioritária da FPN. À tarde ainda houve tempo de conquistar o 2º lugar/medalha de prata nos 400 Livres (4:02,36) e de fazer parte da estafeta portuguesa de 4x100 Livres (parcial de 54,06 no 2º percurso) que alcançou o 7º posto (3:37,18). O conjunto de resultados obtido além-fronteiras pelo atleta (2 pratas, 2 bronzes e 1 mínimo para o Campeonato da Europa de Juniores) volta a ser de uma grande valia e é mais um bom exemplo da sua consistência competitiva.

Informação partilhada. Chegue mais Longe...

Envie notícias de actividades desportivas. Ajude-nos a informar. Conte Connosco. Contamos Consigo. Utilize o E-mail: mirobrigadesporto@gmail.com