Do gabinete de comunicação do Sines Surf Clube recebemos o seguinte press- release com o balanço da prova organizada no fim de semana anterior:
O Sines Surf Clube organizou no passado fim-de-semana a 1ª etapa Costazul/Polen do Circuito do Sines Surf Clube/Rip Curl 2010, na praia de São Torpes. Participação de mais de 100 atletas na prova.
A prova contou com atletas oriundos de diversos pontos do País, nomeadamente Algarve, Sesimbra, Grande Lisboa, Porto, e todo o Litoral Alentejano. As condições não foram as melhores no sábado com ondulação de cerca de 1 metro e algum vento. No Domingo, com as meias-finais e finais por realizar, a parte da manhã com pouco vento e ondulação a rondar o metro e meio, o nível dos atletas subiu bastante e tivemos bons momentos de Surf.A muita juventude na praia revelou atletas que garantem o futuro e desenvolvimento da modalidade pois o nível é cada vez mais elevado em jovens cada vez mais novos. Luis Bajolo no Bodyboard e Edu Oliveira no Surf, venceram as Expression session’s que avalia a manobra mais radical e ousada.No Longboard o estreante no Circuito Nuno Fazenda foi o melhor mas Nelson Louzeiro, campeão 2009, com uns bons curvings por pouco não repetia a vitória do ano passado.No Bodyboard, era muitos os possíveis finalistas, ficando grandes valores pelo caminho, como é o caso do Marco Santos (4º no Circuito Algarve). Com a final quase sempre discutida entre o Duarte, Bajolo e Kinzinho, o Duarte adaptou-se melhor às condições do mar e soube manobrar para pontuar, aliado a uma boa escolha das ondas.No Surf sub-12, nova categoria, muitos atletas a surpreenderem pela “coragem” que demonstram com ondas grandes e difíceis condições do mar. Ver atletas com 8 anos acabados de fazer a irem cheios de “pica”para o mar é formidável. O Simão Teixeira foi mais consistente e apresentou as 2 melhores ondas muito embora os locais Vasco, Mateus e Rafael tenham também apresentado manobras de boa verticalidade e a mostrarem que o Surf Alentejano será conhecido.O vencedor no Surf Sub-16, Basile Belime, com 15 anos, continua a evoluir o seu surf muito fluído mas de grande power e manobras de grande nível. Mesmo com o mar difícil encontra as ondas certas para pontuar. O Santi, ele próprio surpreendido pelo excelente resultado dada a sua idade, revela já um surf muito personalizado, batendo o Mateus, presença assídua nas finais. A Cláudia Santos, sinieense, 15 anos, sócia SSC nº 79, campeã alentejana 2009, também revela treino e uma cada vez maior experiência competitiva. È também uma atleta agressiva, tecnicamente evoluída e que revela inteligência na escolha das melhores ondas, sendo uma justa vencedora no Surf Feminino. A Cláudia, Carolina, Rita e Mariana são o futuro do Surf e são parte da equipa que estará no Billabong girls no Estoril. A final do Surf Open muito disputada, entre o Manuel João, Kalú , Serafim e Filipe Jervis foi ganha pelo último. Numa final espectacular, o Filipe mostrou manobras com muito power e muito tail á mistura e um nível competitivo elevado. No entanto os amigos Manel João e Kalú tinham uma diferença pontual mínima para com este em que uma onda poderia reverter a vitória em seu favor. Excelentes 25 minutos de Surf de todos os finalistas.