terça-feira, 20 de abril de 2010

SinesCat: Os melhores praticantes ibéricos de Catamarãs competem em Sines-1 e 2 de Maio

Do site oficial do SinesCat retirámos as seguintes informações sobre a competição Ibérica de catamarãs que vai ter lugar em Sines nos dias 1 e 2 de Maio de 2010:

Depois do sucesso na edição anterior, Sines volta a receber, em 2010, o SinesCat, uma prova de Catamarãs de vela ligeira aberta a todas as classes e inserida no Circuito Nacional da modalidade. O evento realiza-se entre 1 e 2 de Maio, na Praia Vasco da Gama, onde a prova está sedeada, e em São Torpes, prevendo-se a participação de 50 Catamarãs e cerca de 150 pessoas, entre velejadores e organização. Em 2010, o SinesCat recebe também a presença de 10 equipas espanholas, confirmando a dimensão internacional do evento.

O formato da prova é uma combinação entre regatas de bóias na baía de Sines e raids entre Sines e São Torpes, com partida e chegada da praia Vasco da Gama. Em 2010, o SinesCat apresenta ainda uma novidade no seu formato, que passa pela realização de Sailing Arenas na praia Vasco da Gama, uma prova onde os velejadores competem lado a lado pela vitória final e que permite ao espectador seguir bem de perto as emoções desta modalidade.

O SinesCat 2010 tem início oficial no dia 1 de Maio, pelas 13h00, com o primeiro raid Sines/São Torpes/Sines. Depois, entre as 15h00 e as 17h30, acontece a estreia das Sailing Arenas no SinesCat, com várias sessões ao longo da tarde. À noite, pelas 20h30, decorre um Jantar Volante no Castelo de Sines, oferecido pela Câmara Municipal de Sines. O evento prossegue no dia 2, pelas 12h00, com uma regata de bóias na baía, finda a qual será realizado o segundo raid Sines/São Torpes/Sines. Pelas 16h00, tem lugar a cerimónia da entrega de prémios.

Sines volta ser o concelho escolhido para a realização da prova pelas excelentes condições naturais para a prática de desportos náuticos, pelos bons acessos e pela ligação histórica ao mar. Carmem Francisco, Vereadora da Câmara Municipal de Sines, sublinha a relevância dos desportos de mar para a imagem de Sines enquanto destino turístico, designadamente pela importância do produto “turismo activo” na estratégia de promoção das marcas “Alentejo Litoral” e “Alentejo”, bem como a de dinamização dos estabelecimentos turísticos, em época baixa, combatendo a sazonalidade na procura de camas turísticas.

Gustavo Quintela, responsável pela organização do SinesCat e director da ANACAT - Associação Nacional de Catamarãs, está confiante no sucesso da edição 2010. “À semelhança da edição do ano passado, a praia e a baía vão encher-se de colorido e quem passar pela praia ou pela marginal nestes dias vai ficar a conhecer uma das mais excitantes classes de vela do mundo. Este ano, para além da grande afluência das melhores equipas espanholas, vamos ter uma grande novidade para apimentar o espectáculo - as Sailing Arenas - que não são mais do que confrontos rápidos entre os melhores velejadores, onde todos os esforços são levados ao limite”, avança Gustavo Quintela.

Informação partilhada. Chegue mais Longe...

Envie notícias de actividades desportivas. Ajude-nos a informar. Conte Connosco. Contamos Consigo. Utilize o E-mail: mirobrigadesporto@gmail.com