Do blog oficial do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA), retirámos a seguinte informação:
Atleta do CNLA arrasa nos 1500 Livres com novo Recorde Nacional Júnior (pertinho do Absoluto!) e na passagem aos 800 metros bateu também a melhor marca nacional do seu escalão! Duplo Recorde e uma piscina inteira ao rubro. E apenas 16 anos de idade...
As Piscinas Municipais de Leiria receberam, entre os dias 4 e 6 de Dezembro, aqueles que já foram apelidados "os melhores Campeonatos Absolutos da década", ou não tivessem caído 23 recordes nacionais absolutos e 24 recordes juniores. No meio deste turbilhão de emoções estiveram três atletas do CNLA: Gustavo Santa, Rogério Tavares e Rodrigo Costa.
Grande destaque para a magnífica exibição de Gustavo Santa nos 1500 Livres, que protagonizou um duelo impróprio para cardíacos com Paulo Franco (Nacional da Madeira), naquela que foi provavelmente a prova mais emocionante dos Campeonatos. Foram 11 os centésimos que separaram os dois atletas, num sprint final que vai ficar para a História da Natação em Portugal. Vitória final para o nosso campeão, que assim se sagra Campeão Nacional Absoluto com apenas 16 anos, com um registo de 15:05,57 que arrasou por completo o anterior recorde nacional júnior (15:28,27) e que ficou a menos de 1 segundo do Recorde Nacional Absoluto de Fernando Costa (15:04,78). Na passagem aos 800 metros, o atleta fixou também um novo máximo júnior (8:00,80). Dois recordes numa só prova.
Mais informações no site do CNLA, aqui.