terça-feira, 7 de abril de 2009

Natação: Gustavo Santa - Quase que chega a Rei no Chipre

Do gabinete de comunicação do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA), recebemos o seguinte press- release:

Foram 17 os atletas da Selecção Nacional de Juvenis (9 masculinos e 8 femininos) que fizeram uma longa viagem até ao Chipre (com duas escalas pelo meio e algumas horas de espera entre vôos nos aeroportos). A participação no Multinations Youth Meet premeia aqueles que mais se destacaram durante a época de Inverno e entre eles estava Gustavo Santa, o Juvenil-A do CNLA que recentemente se sagrou Tetracampeão Nacional. Também na comitiva, mas na equipa técnica, seguiu o treinador principal do CNLA, João Mendes, cujo trabalho foi mais uma vez reconhecido ao ser um dos técnicos chamados pela FPN para acompanhar os nadadores nesta competição internacional. As provas decorreram nos dias 4 e 5 de Abril.
No primeiro dia, Gustavo Santa melhorou o seu tempo nos 400m Livres (4:05,78), prestação que lhe conferiu o 4º lugar. A seguir veio o primeiro de dois recordes nacionais que viriam a ser batidos pelas estafetas masculinas: o quarteto composto por Gustavo Santa, Ricardo Machado, Miguel Diogo e Miguel Saraiva esmagou o anterior máximo nacional de Juvenis-A nos 4x200m Livres e fixou a nova melhor marca em 7:55,30, que lhes deu direito à medalha de bronze.
O segundo dia era mais exigente fisicamente mas nem assim o nadador do CNLA deixou de fazer "das suas". Nos 1500m Livres, o atleta conquistou o 3º lugar do pódio com mais um recorde pessoal de 16:06,63. A seguir veio a melhor classificação para Gustavo Santa: o nadador completou os 200m Livres em 1:56,40 - que correspondeu ao 2º lugar na prova e que constitui também o seu melhor tempo de sempre. A fechar, mais um grande momento: Miguel Saraiva, Ricardo Machado, Diogo Silva e Gustavo Santa fixaram mais um novo máximo nacional do seu escalão, desta vez nos 4x100m Livres (3:37,47)... e mais uma medalha de bronze!

A Selecção Portuguesa obteve o 6º lugar final entre as nações presentes (4º lugar em Masculinos e 6º em Femininos), conseguindo, no total, 10 medalhas (1 de ouro, duas de prata e sete de bronze) e os tais dois recordes nacionais. Os tempos de Gustavo Santa constituem, todos eles, novos recordes da ANDS de Juvenis-A, sendo que nos 200 e 400m Livres o atleta registou dois novos máximo absolutos, que já lhe pertenciam desde os Nacionais na Póvoa de Varzim. O CNLA endereça os merecidos parabéns ao atleta e família (sempre presente e com um apoio muito importante), bem como ao técnico João Mendes pelo excelente trabalho desenvolvido e a todos os nadadores de Portugal que marcaram presença no Chipre. Por cá, estivemos sempre a torcer por vocês. Ficou escrita mais uma página dourada da História do CNLA, com o atleta a conquistar quatro medalhas (1 de prata e 3 de bronze) e a contribuir para a obtenção de dois recordes nacionais nas estafetas.

Jorge Telo e Paulo Janeiro em bom nível na Taça Vale do Tejo

Disputou-se no dia 4 de Abril, em Abrantes, a 17ª edição da Taça Vale do Tejo, que é considerado o torneio inter-associações mais importante do calendário nacional e que reúne os melhores nadadores Infantis e Juvenis de cada associação regional. Em representação da Associação de Natação do Distrito de Santarém (ANDS), estiveram os atletas do CNLA Jorge Telo (Infantil) e Paulo Janeiro (Juvenil). Os nadadores do clube exibiram-se num bom nível e melhoraram a maioria das suas marcas pessoais, contribuindo assim para o 6º lugar final da ANDS na competição.
Jorge Telo foi 7º nos 100m Livres (1:02,38) e teve um papel importante nas duas estafetas, contribuindo para o 2º lugar na estafeta de 4x100m Livres, com um tempo (4:00,03), marca abaixo do anterior Recorde Nacional de Infantis ao nível das Selecções, apenas batido pela equipa vencedora desta prova (Selecção da Associação de Natação do Norte de Portugal); e para o 3º nos 4x100m Estilos (4:31,19), com um novo máximo pessoal nos 100m Costas no primeiro percurso (1:08,60).
Paulo Janeiro, por sua vez, foi 3º nos 200m Estilos (2:15,38 – resultado de maior valia técnica entre todos os atletas da Selecção da ANDS) e 4º nos 400m Livres (4:22,01), registando também melhorias nas suas marcas. Nas estafetas, Paulo Janeiro contribuiu para o 6º lugar da ANDS nos 4x100m Livres (3:57,62) e nos 4x100m Estilos (4:25,97).

Informação partilhada. Chegue mais Longe...

Envie notícias de actividades desportivas. Ajude-nos a informar. Conte Connosco. Contamos Consigo. Utilize o E-mail: mirobrigadesporto@gmail.com