segunda-feira, 25 de maio de 2009

Camp. Nacional 3ª divisão com fase transitória

Do site da rádio Voz da Planície retirámos com a devida autorização do autor da peça, o seguinte artigo sober as alterações do campeonato nacional da 3ª divisão:


Confirmada descida Castrense e Ferreirense.
Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol (F.P.F.), aprova reformulações da 2ª e 3ª divisões. Adiado novo figurino da 3ª divisão para 2011/2012.
Confira todas as alterações aprovadas, que preconizam os novos modelos competitivos a partir da temporada 2009/ 2010.
A Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou ontem (sábado) as alterações regulamentares referentes às remodelações dos quadros competitivos da 2ª Divisão, a aplicar já na próxima época, e da 3ª Divisão, em 2011/12.
Criada a série Madeira, mas, com a promoção dos segundos classificados dos campeonatos distritais das associações com mais equipas, o que elimina a repescagem do Castrense, o que o leva a despromoção ao Distrital e à descida, por arrastamento, à segunda distrital do Sporting Ferreirense.

Aprovados na generalidade
III DIVISÃO- Fase Transitória
Épocas 2009/2010 e 2010/2011
96 equipas, em duas fases

PRIMEIRA FASE
96 equipas divididas em oito séries (A a F , Açores e Madeira)

SEGUNDA FASE
Fase de subida
Oito séries de seis clubes cada, agrupando os seis melhores classificados da primeira fase que jogam entre si, a duas voltas, para apuramento do primeiro e segundo classificados das séries A a F e os vencedores das séries Açores e Madeira, num total de 14 equipas.

Fase de descida
Oito séries de seis equipas cada, agrupando as que se classificaram do sétimo ao décimo segundo lugar da primeira fase, que se defrontam a duas voltas.
O agrupamento A a F é elaborado de acordo com a situação geográfica, considerando-se a série A formada pelos 12 clubes mais a norte de uma linha horizontal traçada no mapa, e assim sucessivamente.

Promoções e despromoções
Sobem ao Campeonato Nacional da II Divisão os dois primeiros classificados das séries A a F e o primeiro classificado das séries Açores e Madeira, todos da fase de subida.
Se face à limitação prevista para a segunda divisão, os vencedores das séries Açores e Madeira não tiverem cesso directo àquele escalão, disputarão em dois jogos o direito de ingresso nessa divisão com a equipa da respectiva região autónoma pior classificada onde estiverem inseridas.
Os restantes clubes participam no Campeonato da III Divisão Pró-Nacional de âmbito Distrital/ Regional com início em 2011/2012.

Norma transitória
Caso se verifique a necessidade de perfazer a totalidade de 72 equipas participantes das séries A a F em 2009/ 2010, sobem também os segundos classificados da I Divisão Distrital das associações com maior número de clubes a disputarem provas oficiais de seniores masculinos de futebol de 11. (n.d.r.: implica a descida do Castrense).
Se assembleia geral a FPF não aprovasse esta proposta, manter-se-ia em vigor o Regulamento de Provas Oficiais provado em 30 de Junho de 2005, com a participação de 72 do Continente e Madeira divididas pelas séries A a F, mais a série Açores com \10 equipas.

III DIVISÃO (retirada da AG)
A partir de 2011/ 2012
Disputado em duas fases:
Primeira fase
Pró-Nacional Distrital/ Regional da responsabilidade das respectivas associações, não pode ter menos de 10 participantes.

Segunda fase
Disputado por 24 clubes: os 18 vencedores dos campeonatos distritais do Continente, os vencedores das regiões autónomas dos Açores e Madeira; para as restantes quatro vagas, sobem os segundos classificados da I Divisão Distrital das associações com maior número de clubes a disputarem provas oficiais de seniores, exceptuando o futebol feminino e o futsal.
As equipas serão agrupadas em seis séries de quatro equipas cada, de acordo com a situação geográfica. Jogarão a duas voltas para apurar o vencedor e segundo classificado da cada série.

Promoções e despromoções
Sobem à II Divisão os dois primeiros classificados de cada série num total de 12 equipas.
As equipas não apuradas para a II Divisão regressam à fase Pró-Nacional Distrital/ Regional da III Divisão.

II DIVISÃO
Em vigor a partir de 2009/ 2010
Primeira Fase
48 equipas divididas em três zonas, Norte Centro e Sul, com 16 equipas cada, que jogarão a duas voltas para apurar o primeiro classificado de cada uma.

Segunda Fase
As três equipas classificadas no primeiro lugar de cada zona jogam entre si a duas voltas para apurarem o campeão e o segundo classificado.
Promoções e despromoções
Sobem à II Liga o primeiro e segundo classificados da Segunda Fase.
Descem à III Divisão PróNacional os quatro últimos classificados de cada zona, num total de 12 equipas. A partir de 2009/ 2010, se necessário, descem ainda os dois piores 12ºs classificados para permitir a subida dos vencedores das séries Açores e Madeira da III Divisão.
Em 2009/ 2010, os clubes da Madeira entram na Zona Sul e os dos Açores na Zona Centro da II Divisão.

Fonte: JornalistaTeixeira Correia, site da RVP

Informação partilhada. Chegue mais Longe...

Envie notícias de actividades desportivas. Ajude-nos a informar. Conte Connosco. Contamos Consigo. Utilize o E-mail: mirobrigadesporto@gmail.com