quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CNLA: Travessia dos Templários fechou as contas...

Do gabinete de imprensa do Clube de Natação do Litoral Alentejano recebemos a seguinte folha informativa que transcrevemos na integra:


Travessia dos Templários fechou as contas

CNLA conquista 2º lugar colectivo no Circuito Nacional de Águas Abertas...
... e obtém lugares de destaque no Campeonato Nacional de 5 Km!
--------
A Travessia dos Templários estava recheada de motivos de interesse e o CNLA foi para a competição a lutar em todas as frentes: era a última etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas (CNAA) e do Circuito de Travessias Vale do Tejo; e havia ainda o aliciante da prova constituir o Campeonato Nacional de 5 Km. O certame decorreu na zona da Ilha do Lombo (Serra - Tomar), no dia 28 de Setembro e o CNLA esteve representado por 18 atletas: Mª Clara Marques, Ana Catarina Mateus, Inês Margarido, Ana Cordeiro, Joana Santa, Marina Pedro, Paulo Janeiro, Gustavo Santa, Miguel Palma, Paulo Silva, Rogério Tavares, Diogo Ferreira, Gonçalo Pereira, Ivo Margarido, David Gorgulho e Rodrigo Costa (todos nos 5000m), Francisco Guerreiro e Paulo Antunes (1500m).

O grande destaque vai mesmo para o 2º lugar final do CNLA no CNAA, à frente do Vitória de Guimarães e atrás da SFUAP. Com apenas seis atletas inscritos no Circuito (Filipa Afonso, Joana Santa, Rogério Tavares, Ivo Margarido, David Gorgulho e Rogério Tavares) e pela primeira vez a disputar as etapas do CNAA com objectivos, o CNLA demonstrou que tem uma palavra a dizer nas Águas Abertas e voltou a obter um resultado de grande prestígio.

Nesta última etapa do Circuito / Campeonato Nacional de 5 Km destaque para a prestação do Juvenil Gustavo Santa, que foi o 11º classificado absoluto (à frente de alguns bons especialistas em AA) e cotou-se como o melhor do seu escalão. Já a sua irmã, Joana Santa, fechou com "chave-de-ouro" esta temporada de Águas Abertas ao ser a 5ª classificada absoluta no sector feminino (a escassos 3 segundos do pódio no Campeonato Nacional) e foi pela primeira vez esta época nas provas nacionais a melhor Júnior em competição, numa prova muito bem disputada pelas quatro atletas que na semana anterior tinham representado Portugal na Taça Comen. Restantes prestações dos nadadores do CNLA: masculinos - Rogério Tavares (22º absoluto, 4º Juvenil-A), David Gorgulho (26º absoluto, 1º Masters-A); Diogo Ferreira (31º absoluto, 7º Juvenil-A), Rodrigo Costa (32º absoluto, 1º Masters-B), Gonçalo Pereira (33º absoluto, 10º Sénior), Paulo Silva (49º absoluto, 12º Juvenil-A), Miguel Palma (51º absoluto, 14º Juvenil-A); femininos - Ana Cordeiro (9ª absoluta, 5ª Junior). Os atletas Paulo Janeiro, Ivo Margarido, Ana Mateus, Mª Clara Marques, Ines Margarido e Marina Pedro não terminaram a prova. De referir o equívoco da organização na recolha dos atletas da água antes dos 30 minutos/limite desde a chegada do primeiro atleta absoluto. Essa situação impediu as nadadoras Mª Clara Marques e Marina Pedro de terminarem a sua prova, elas que se encontravam bem perto da meta. O CNLA deixa aqui o seu incentivo às nadadoras lesadas, que realizaram uma excelente prova. O CNLA arrecadou, ainda assim, um bom 5º lugar colectivo neste Campeonato Nacional.

Nas contas finais do Circuito Nacional, os melhores do CNLA foram Joana Santa (8ª absoluta feminina e 3ª Júnior) e David Gorgulho (13º absoluto masculino e 1ª em Masters – categoria entre os 25 e 34 anos); Em femininos, Filipa Afonso, por motivos de doença, não participou na última etapa (obrigatória) e não ficou classificada no CNAA a nível individual, mas contribuiu decisivamente para o 2º lugar colectivo final com as suas pontuações em Viana do Castelo, Challenge Open Water e Travessia do Sado. No sector masculino, seguiram-se Rogério Tavares (14º absoluto e um bom 2º lugar em Juvenis-A), Ivo Margarido (15º absoluto e 6º em Seniores) e Rodrigo Costa (21º absoluto e 2º em Masters 25 – 34 anos).

Nesta Travessia dos Templários fechavam-se também as contas do Circuito de Travessias Vale do Tejo (do qual fez parte a Prova de Mar Porto de Sines). Joana Santa conseguiu um excelente 3º lugar final, com Ana Cordeiro também a conseguir um lugar nas 10 primeiras (8ª). Restantes atletas (femininos) do CNLA classificadas: Inês Margarido (13ª), Ana Catarina Mateus (14ª), Susana Mateus (17ª), Filipa Afonso (18ª), Marina Pedro (26ª). Em masculinos o melhor foi Gustavo Santa no 9º lugar, seguido de Ivo Margarido (13º), David Gorgulho (14º), Rogério Tavares (15º), Miguel Palma (18º), Rodrigo Costa (19º) e Paulo Janeiro (20º).
A última prova de Ivo Margarido no CNLA
A Travessia dos Templários constituiu a última prova do campeão Ivo Margarido pelo CNLA, ele que vai agora enfrentar outro desafio na sua carreira: vai representar o Sport Lisboa e Benfica. Com a ida para a Universidade em Lisboa, esta foi a melhor solução encontrada pelo atleta, tendo sido fácil o acordo com o nadador e entre os clubes. O nadador despediu-se, emocionado, dos seus colegas de equipa e treinador no final da prova.

João Paias e André Pacheco de regresso

Ao invés, João Paias (16 anos) e André Pacheco (23) estão de regresso à competição e são dois importantes reforços para a equipa masculina que vai enfrentar já em Dezembro os Campeonatos Nacionais de Clubes da 2ª Divisão, que se vão disputar pela primeira vez em Sines. Tratam-se de dois atletas de grande qualidade e que se notabilizaram nos últimos anos no CNLA.

Informação partilhada. Chegue mais Longe...

Envie notícias de actividades desportivas. Ajude-nos a informar. Conte Connosco. Contamos Consigo. Utilize o E-mail: mirobrigadesporto@gmail.com