
O ciclista espanhol Francisco Pacheco (Barbot/Siper) venceu a segunda etapa do 1º Grande Prémio Crédito Agrícola mas Manuel Cardoso (Liberty Seguros) manteve a liderança da prova. Pacheco venceu um disputado sprint realizado no centro de Santiago do Cacém deixando atrás de si o camisola amarela e Javier Benitez (Benfica). Com os resultados desta sexta-feira houve algumas mexidas na classificação geral apesar de Cardoso continuar líder e o benfiquista Javier Benitez, mesmo perdendo um segundo para o comandante, manter a segunda posição agora a quatro segundos. Com o triunfo na etapa, Francisco Pacheco saltou do 11º lugar para a terceira posição e está a 9 segundos de diferença do primeiro.

A segunda etapa de 159 quilómetros decorreu sob o signo do vento. À partida no Carvalhal alinharam 94 corredores. Aos 34 quilómetros registou-se a fuga de 13 elementos que ora em grupo ora isolados foram pontuando e bonificando nas primeiras metas volantes. Ao quilómetro 128 com o pelotão já compacto e com o vento a soprar forte houve uma nova situação na corrida com o grande grupo a dividir-se em dois. Na frente ficaram 32 homens entre eles o camisola amarela, Benitez e Pacheco.
Na última meta volante, em Ermidas do Sado, os segundos de bonificação foram disputadíssimos com Bruno Lima (Madeinox/Boavista) a superar Javier Benitez e Manuel Cardoso. Por equipas era a Barbot e a Liberty a comandar o grupo que a nove quilómetros da meta tinha cinco minutos de vantagem sobre o segundo grupo.
Na aproximação a Santiago do Cacém já se adivinhava uma vigorosa discussão ao sprint, o que acabou por acontecer na longa avenida D. Nuno Alvares Pereira no centro da cidade com uma multidão a assistir, entusiasmada, à chegada. Além da grande festa do ciclismo, Santiago do Cacém assiste a parti de hoje à tradicional Feira do Monte. O evento decorre até domingo no Parque de Feiras e Exposições.
3ª Etapa vai desaguar na margem sul do Tejo
O município de Santiago do Cacém estará, de novo, este sábado no percurso do Prémio Crédito Agrícola. O terceiro dia de competição terá partida simbólica às 11 horas em frente à Câmara Municipal. A etapa de 160,3 Km vai terminar no Seixal tendo metas volantes em Pegões Velhos, Pinhal Novo e Rego de Água. Sem contagens para o prémio de montanha prevê-se uma nova chegada discutida ao sprint a acontecer cerca das 15 horas.
Para saber mais visite o site oficial da competição, aqui
Fotos In: PAD
Cerimónia de podium em Santiago do Cacém: Canal Vídeo - MiróbrigaDesporto