sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Pax Rally - 3ª etapa Benavente - Alcochete

Cumpriu-se hoje, entre Benavente e Alcochete, a terceira etapa do Euromilhões PAX Rally. O dia foi composto por dois sectores selectivos (SS3 e SS4) de 90 quilómetros, que totalizaram 602 quilómetros de etapa. Um dia duro e longo para máquinas e pilotos, que cruzaram a bonita lezíria ribatejana, pernoitando em Alcochete, de onde partem amanhã rumo a Portimão. As Zonas Espectáculo encheram-se de gente para assistir à passagem da caravana e ver os líderes da classificação moto e automóvel cimentarem as suas posições.

Carlos Sainz, ao volante de Volkswagen Tuareg, foi o melhor nas duas passagens, com a particularidade de, na segunda, ter feito menos minuto. Com um andamento fortíssimo, o espanhol cimentou a primeira posição depois de ter iniciado o dia empatado com o francês Luc Alphand (Mitsubishi Pajero Evo) e com dois segundos de avanço sobre o também francês Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero Evo). Sainz passou o dia ao ataque e amanhã parte com 2.21 de avanço sobre Peterhansel (Mitsubishi Pajero Evo) e 3.19 sobre Luc Alphand e o sul-africano Giniel de Villiers (VW Race Touareg 2) ambos empatados na terceira posição. O dia ficou ainda marcado pelo abandono do alemão Dieter Depping (VW Race Touareg 2), que embateu de frente numa árvore. Em consequência, Nasser Al-Attiyah (BMW X3), Filipe Campos (BMW X3) e Pedro Grancha (Nissan Navara Off Raod) subiram um lugar na geral, com Filipe Campos, sétimo, a conservar a posição de melhor português.

Nas motos, o dia foi inteiramente português, com Ruben Faria (Honda CRF 450) a não só conservar o primeiro lugar, como a aumentar a sua vantagem, sobre o segundo. Mais rápido nas duas passagens, Ruben imprimiu um ritmo forte demais para os seus adversários, tendo agora uma vantagem na classificação geral de 2.34 para Cyril Despres (KTM LC4 690 Rally). Quem mais perto acompanhou Faria foi o seu companheiro de equipa, Hélder Rodrigues, segundo classificado em ambos os SS, o que lhe permitiu reduzir a desvantagem para o derradeiro lugar do pódio, ocupado agora por Marc Coma (KTM LC4 690 Rally), que não teve um bom dia, de 3.59 para 2.11. As dificuldades surgiram também para o vencedor do Rali dos Sertões, Zé Hélio (Yamaha WR 450), que caiu de sexto para décimo.
Em quad o dia foi bastante animado com Luís Engeitado (Suzuki LTR 450) a assumir a liderança da prova, depois de recuperar todo o tempo de penalização que sofreu (41m) na primeira etapa.
Mais rápido na primeira passagem pelo SS, Luís Engeitado viu Rui Mendes (Suzuki LTR 450) suplantá-lo na segunda passagem, enquanto o francês Hubert Deltrieu (Polaris Outlaw 525 IRS) não conseguiu resistir ao ataque do piloto luso e caiu para segundo da geral, a 2.21 do comandante. De destacar o facto de os Quads serem a única categoria em que não houve baixas, ao longo dos três dias de competição.
Texto In: site oficial da competição.

Neste sábado, os participantes percorrem a Planície Alentejana rumo ao Algarve:
Etapa 4 - Sábado 13 Setembro 2008 Alcochete - Portimão
Ligação 89.0 km, Especial SS5 159.0 km, Ligação 220.0 km, Total 468.0 km.
Acompanhe a competição em segurança. Respeite as indicações da organização e do pessoal de apoio. Desloque-se apenas para as zonas de espectáculo.
Não perca na rádio Miróbriga a emissão em directo e especial nesta 4ª etapa. Pouco depois das 9h na emissão da estação "Entre a Planície e o Mar" oiça a opinião dos espectadores, as classificações, as reacções dos pilotos e muito mais...

Informação partilhada. Chegue mais Longe...

Envie notícias de actividades desportivas. Ajude-nos a informar. Conte Connosco. Contamos Consigo. Utilize o E-mail: mirobrigadesporto@gmail.com