segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Ciclismo: 1º triunfo do Benfica - Benitez Vence em Setúbal

O benfiquista Javier Benitez venceu, este domingo, a primeira edição do Grande Prémio Crédito Agrícola.
O espanhol ganhou ao sprint a última etapa, em Setúbal, e trepou para o primeiro lugar da classificação após o triunfo obtido à frente de Hector Guerra.


Benitez tinha iniciado o último dia de prova em segundo lugar com dez segundos de atraso para o camisola amarela, Manuel Cardoso (Liberty Seguros), mas à partida, no Montijo, afirmara que tudo ia fazer para ganhar a etapa e tentar triunfar no Prémio, o que veio a acontecer. Cardoso não conseguiu acompanhar os mais rápidos nesta etapa muito rápida de quase 143 quilómetros e caiu para a nona posição.

A etapa começou num ritmo alucinante registando a média de 47 km/h na primeira hora de prova. Antes já um grupo de 12 homens se tinha destacado do pelotão. Entre eles estava Fábio Ferreira (Crédito Agrícola) que ia vencer as duas contagens de montanha que lhe daria no fim a camisola verde. A equipa do camisola amarela nunca deixou que a diferença dos fugitivos ultrapassasse os quatro minutos e a pouco mais de vinte quilómetros para a chegada começou a endurecer a corrida. Nesse momento o Benfica surgiu no comando do grupo e no inicio da escalada para a serra da Arrábida a cabeça da corrida com apenas minuto e meio de vantagem perspectivava a absorção que iria acontecer logo depois em plena subida. A reviravolta aconteceu e para a frente passou um novo grupo que depois desceu a alta velocidade para Setúbal e discutiu entre si na Avenida Luisa Todi o triunfo na etapa.

Na declaração final como vencedor, Javier Benitez afirmou que uma vitória tem sempre um bom sabor seja no início ou no fim da época: “Trabalhei durante todo o ano como sempre fiz mas a verdade é que me defrontei com alguns problemas físicos como nunca acontecera mas a equipa sempre me apoiou. O Manuel Cardoso e o Francisco Pacheco estiveram sempre melhor do que eu e por isso lhes dou os meus parabéns.”
Sobre o futuro Benitez nada revela afirmando apenas que espera pelos próximos dias para decidir que rumo vai tomar. “Tenho várias propostas, algumas de equipas espanholas mas gostaria de continuar em Portugal, país que considero um talismã.”


Javier Benitez além de vencer a etapa e a prova arrecadou também a camisola branca dos pontos. A equipa Sub 23 do Crédito Agrícola esteve também em destaque no Prémio porque, além de conseguir por intermédio de Fábio Ferreira, a camisola verde da montanha confirmou o símbolo laranja da juventude com Fábio Palma. Por equipas, a classificação foi ganha pelo Centro de Ciclismo de Loulé.

A primeira edição do Grande Prémio Crédito Agrícola, a ultima organização da PAD/Lagos Sports nesta temporada velocipédica de 2008, deixou o principal patrocinador bastante satisfeito com os resultados alcançados. A prova decorreu durante quatro dias nas estradas do distrito de Setúbal e Costa Azul.

Classificações finais: aqui
Texto Fotos: In PAD

Informação partilhada. Chegue mais Longe...

Envie notícias de actividades desportivas. Ajude-nos a informar. Conte Connosco. Contamos Consigo. Utilize o E-mail: mirobrigadesporto@gmail.com