sábado, 13 de setembro de 2008

O Alentejo Viu passar... O Pax Rally

Vai ser uma luta renhida até ao último segundo para saber que vai vencer a primeira edição do Euromilhões PAX Rally na categoria auto. Depois de cumprida a prova especial de classificação 5, com 159 km de extensão, os dois primeiros encontram-se separados por apenas 31 segundos, com Carlos Sainz (VW Race Tuareg 2) a liderar seguido de Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero Evo). A etapa de hoje, que ligou Alcochete a Portimão, foi uma das mais espectaculares do rali, e estava desenhada para o dia de abertura do Lisboa-Dakar deste ano. Por isso mesmo, os concorrentes foram unânimes em considerar que a diversidade de pisos – onde se incluiu muita areia – permitiu a realização de uma especial de enorme qualidade e muito excitante de conduzir. O mais rápido do dia acabou por Peterhansel, que atacou forte, tentando diminuir a desvantagem para Sainz, realizando um tempo de 1h 56m28s, enquanto o espanhol demorou mais 01.49s a completar o SS.

O segundo mais rápido foi Luc Alphand (Mitsubishi Pajero Evo), a 1.04s, ocupando o francês o último lugar do pódio, a 2.33 de Sainz. O azarado do dia acabou por ser o espanhol Joan Roma, que capotou o seu Mitsubishi e perdeu mais de 10 minutos em consequência do acidente, o que o fez completar a segunda parte do SS sem pára-brisas, e desceu para sexto por troca com Nasser Al-Attyiah (BMW X3), enquanto Filipe Campos (BMW X3) mantém o confortável sétimo lugar e é o melhor dos portugueses, posição que deverá manter, bastando-lhe terminar sem problemas, uma vez que o oitavo, Pedro Grancha (BMW), se encontra a 27.59. Amanhã as atenções vão estar todas centradas no dois da frente, com o percurso a ser à partida mais favorável ao estilo de condução de Sainz, com os curtos 68 km a serem disputados na serra, quase ao estilo WRC, mas a ambição de Peterhansel não pode ser menosprezada e tal como tinha desejado Joana Lemos, Presidente do Comité Organizador, a luta vai ser mesmo até ao último quilómetro.



Em motos a “conversa” é um pouco diferente, embora o líder não possa descansar antes de cruzar a meta. Ruben Faria (Honda 450 CRF) voltou a realizar uma exibição notável, dominando o SS e conseguindo aumentar a sua vantagem de 2.43 para 3.28, sobre o francês Cyril Despres (KTM LC4 690 Rally), segundo. Uma margem que o piloto da Lagos Team tem para gerir no derradeiro dia da competição. Marc Coma (KTM LC4 690 Rally) foi o terceiro mais rápido do dia, ficando a 1.42 de Ruben, ocupando o memo lugar na geral, a quase seis minutos do português. Em destaque no SS de hoje, esteve igualmente outro português, Paulo Gonçalves (Honda CRF 450), quarto no SS, que ganhou 3.53 ao francês David Casteau, e subiu ao quinto lugar com uma vantagem de 1.48 para o seu mais directo perseguidor, o que a confirmar-se, amanhã, permitirá a Portugal colocar três pilotos no “top five”. Bela recuperação do brasileiro Zé Hélio (BP Proto), que “saltou” de décimo para oitavo e ficou a escassos sete segundos do português Pedro Oliveira (Yamaha WR 450), pelo que este será mais um dos pólos de interesse para o derradeiro SS.



Nas motos de quatro rodas, a história repete-se com mais uma etapa dominada pelo português Luís Engeitado (Suzuki LTR 450), que ganhou mais 2.56 ao francês Hubert Deltrieu (Polaris Outlaw 525 IRS), o que faz com que parta para o derradeiro SS (68,00 km) com uma vantagem de 5.17, que o parece colocar a coberto de um ataque do seu adversário, uma vez que a sua superioridade na pista tem sido insofismável. No 5.º SS, Luís Engeitado foi sempre o mais rápido, à frente de Rui Mendes (Suzuki LTR 450), que só na fase final foi suplantado pelo francês que tem conseguido intrometer-se entre os pilotos portugueses.



Em termos de geral, a classificação parece definida, com qualquer alteração a só poder acontecer em caso de desistência de quem vai à frente, uma vez que a fiabilidade dos Quads é incontestável, já que é a única categoria em que não houve baixas, ao longo dos quatro dias de competição.
Texto, Classificações, Fotos e todos os pormenores In: site oficial da competição

Informação partilhada. Chegue mais Longe...

Envie notícias de actividades desportivas. Ajude-nos a informar. Conte Connosco. Contamos Consigo. Utilize o E-mail: mirobrigadesporto@gmail.com