quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Natação: Joana Santa em grande plano na Selecção Nacional

A atleta Júnior do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA), Joana Santa, teve uma grande estreia na Selecção Nacional que disputou a 1ª Taça Comen de Águas Abertas, ao obter o 4º lugar na classificação feminina e ao cotar-se como a 2ª melhor portuguesa em prova. Joana Santa contribuiu decisivamente para o 2º lugar colectivo obtido por Portugal na competição. O certame disputou-se no dia 21 de Setembro nas águas do Rio Tejo, entre Caxias e o Porto de Recreio de Oeiras, na extensão de 5 Km e com uma corrente favorável e bastante forte. A água estava fria (17,5º), o nevoeiro era bastante intenso e o nervoso miudinho fazia-se sentir, pois a nadadora do CNLA fazia a sua estreia pela Selecção Nacional Portuguesa. Mas nada demoveu a determinação de Joana Santa, que se apresentou em boa forma na competição, seguiu sempre no grupo da frente e ficou mesmo a escassos 2 segundos do pódio, completando os 5000m em 46:54 minutos. Uma estreia de grande nível da Júnior do CNLA, que justificou a sua chamada à Selecção Nacional e aproveitou a oportunidade para impressionar os responsáveis da Federação Portuguesa de Natação.
De realçar que a prestação de Joana Santa contribuiu de sobremaneira para a 2º lugar colectivo final obtido por Portugal na competição, sendo que no sector feminino as nadadoras portuguesas subiram mesmo ao lugar mais alto do pódio, ex-aequo com a grande vencedora final da Taça Comen, a selecção francesa. Uma estreia para recordar da nadadora de 16 anos, que olha já com legítimas ambições para o Campeonato Nacional de 5 Km que se disputa no dia 28 de Setembro, na Travessia dos Templários (Tomar).
No mesmo dia – e no mesmo percurso e distância da Taça Comen – disputou-se uma Prova de Promoção às Águas Abertas, com a vitória absoluta a pertencer a um atleta do CNLA, Ivo Margarido (45:14 minutos), que imprimiu um ritmo muito forte e liderou a prova do princípio ao fim. Os outros atletas do CNLA em competição, Rodrigo Costa e David Gorgulho, foram 5º e 6º respectivamente.




Nas Fotos: Ivo Margarido, Joana Santa e a Selecção de Portugal no podium da Taça "Comen"

Texto e fotos In: Comunicado de Imprensa do CNLA - Blog Oficial, aqui

Informação partilhada. Chegue mais Longe...

Envie notícias de actividades desportivas. Ajude-nos a informar. Conte Connosco. Contamos Consigo. Utilize o E-mail: mirobrigadesporto@gmail.com