quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Natação: Joana Santa em grande plano nos 5 Km do “Challenge Open Water”

CNLA com vitória inédita no Circuito Nacional de Águas Abertas.

O Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA) esteve em grande evidência na 3ª etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas (CNAA), ao alcançar um inédito 1º lugar por equipas naquela que é considerada a “prova-rainha” das Águas Abertas (AA) em Portugal. Grande destaque para a prestação de Joana Santa (2ª nos 5Km).

A manhã do dia 6 de Setembro (sábado) ameaçava tornar-se chuvosa mas o tempo manteve-se estável e o espectáculo estava garantido, naquela que é já há alguns anos a prova mais importante de AA no país – o Challenge Open Water, disputado nas águas da Barragem de Castelo de Bode, que foi a 3ª etapa do CNAA. Foram 21 os atletas do CNLA presentes: Débora Patrocínio, Inês Borba, Mariana Guerreiro e Gil Gonçalves (800m), Inês Margarido, Ana Catarina Mateus, Mª Clara Marques, Miguel Palma, Francisco Guerreiro, Paulo Silva e Paulo Antunes (1500m), Ana Cordeiro, Filipa Afonso, Joana Santa, Marina Pedro, David Gorgulho, Diogo Ferreira, Gustavo Santa, Ivo Margarido, Rodrigo Costa e Rogério Tavares (5000m).Grande destaque do dia o facto do CNLA ter vencido, pela primeira vez na sua História, a classificação colectiva de uma etapa do CNAA. O clube totalizou 191 pontos e superiorizou-se à SFUAP – Cova da Piedade (173) e ao Algés (115), num resultado muito importante para o CNLA e para a sua cada vez maior afirmação no panorama nacional.A nadadora em maior evidência do clube foi Joana Santa, que conseguiu um excelente 2º lugar em femininos na prova de 5 Km (1h09m57s) e demonstrou estar em grande forma, numa altura em que o Circuito Nacional vai entrar na sua fase decisiva.

A prestação global dos nadadores do CNLA foi muito boa, em particular nos 5 Km, em que quatro atletas conseguiram um lugar no “Top 10” absoluto – Gustavo Santa foi o melhor atleta do CNLA no 5º lugar (1º em Juvenis-B), Ivo Margarido foi 7º (5º em Seniores), David Gorgulho 9º (1º em Masters-A) e Rogério Tavares 10º (2º em Juvenis-A). Os outros atletas dos 5000m também tiveram todos prestações positivas. No sector masculino, Rodrigo Costa foi 20º (2º em Masters-B) e Diogo Ferreira 27º (3º em Juvenis-A) e em femininos Ana Cordeiro classificou-se no 6º posto (5ª em Juniores), Filipa Afonso foi 13ª (9ª em Juniores) e Marina Pedro 21ª (8ª em Seniores).Nos 1500m a regularidade voltou a ser a “chave” do sucesso: o melhor do CNLA foi Miguel Palma no 5º lugar (1º em Juvenis-A), seguido de Paulo Silva no 7º posto (2º em Juvenis-A), Paulo Antunes foi 27º (6º em Juvenis-A) e Francisco Guerreiro 31º (2º em Juvenis-B). No sector feminino, a mais rápida foi Ana Catarina Mateus no 5º lugar (1ª em Juvenis), logo seguida de Inês Margarido no 6º posto (2ª em Juniores) e Mª Clara Marques em 7º (2ª em Juvenis).Também nos 800m a prestação das pequenas “piranhas” do CNLA (Débora Patrocínio, Inês Borba, Mariana Guerreiro e Gil Gonçalves) foi decisiva para classificação final e para uma jornada inesquecível do clube.No total, o CNLA teve quatro vitórias nos diferentes escalões: Ana Catarina Mateus (1º em Juvenis nos 1500m), Miguel Palma (1º em Juvenis-A também nos 1500m), Gustavo Santa (1º em Juvenis-B nos 5000m) e David Gorgulho (1º em Masters-A igualmente nos 5000m).

O próximo grande desafio é já no dia 20 de Setembro, com a Travessia do Sado (2600m), em que os nadadores vão ligar Tróia a Setúbal, naquela que constitui a antepenúltima etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas.



Texto e fotos retirados do blog do CNLA. Mais informações: aqui.

Informação partilhada. Chegue mais Longe...

Envie notícias de actividades desportivas. Ajude-nos a informar. Conte Connosco. Contamos Consigo. Utilize o E-mail: mirobrigadesporto@gmail.com